Conheça o "Mussum ipsum" e esqueça o "Lorem ipsum"

Tá, mas, o que é Lorem ipsum para começar?

Em design gráfico e editoração, Lorem ipsum é um texto utilizado para preencher o espaço de texto em publicações (jornais, revistas, e websites), com a finalidade de verificar o layout, tipografia e formatação antes de utilizar conteúdo real. Muitas vezes este texto também é utilizado em catálogos de tipografia para demonstrar textos e títulos escritos com as fontes.

E esqueça o texto e o convencional Lorem ipsum. Temos um produto nacional agora! O Mussum ipsum! Cacildis! 🙂

Todo mundo conhece o personagem Mussum, que fez parte de “Os Trapalhões” e conhece seu jeito de falar onde termina frases com “is” e “évis” e usa muito a expressão “” para cachaça. Pronto, sílabas suficientes para alguém criar um Mussum ipsum tão bom quanto o Lorem ipsum e muito mais engraçado além de nacional.

Mas vamos entender melhor o que é o Lorem ipsum!

Lorem ipsum

Lorem ipsum é um texto padrão em latim. Em documentos utilizados para testes, este tipo de texto é utilizado para evitar que as pessoas foquem a atenção no texto e se concentrem nos aspectos visuais. O Lorem ipsum simula com razoável fidelidade um texto real, por possuir palavras de diversos tamanhos e sinais de pontuação, permitindo testar também a forma como o texto flui nas caixas e campos de formatação.

Ao contrário da crença popular, Lipsum (Lorem ipsum abreviado) não é simplesmente um texto qualquer com um monte de letras. Ela tem raízes numa peça clássica da literatura latina de 45 A.C., fazendo com que este famoso texto tenha mais de 2000 anos de idade.

Richard McClintock, um professor de Latim na Hampden-Sydney College na Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em Latim, “consectetur” , da passagem de Lipsum, e indo a fundo nas citações da literatura clássica descobriu de uma fonte segura que Lipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do “De Finibus Bonorum et Malorum” (Os Extremos do Bem e do Mal) escrito por Cícero em 45 A.C.. Este livro trata da teoria de ética, muito popular durante a Renascença. A primeira linha de Lipsum, “Lorem ipsum dolor sit amet…“, pode ser lida na seção 1.10.32 da obra.

(Leia a obra De Finibus Bonorum et Malorum em latim)

Em sua forma mais comum, o texto é como se segue:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Etiam eget ligula eu lectus lobortis condimentum. Aliquam nonummy auctor massa. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nulla at risus. Quisque purus magna, auctor et, sagittis ac, posuere eu, lectus. Nam mattis, felis ut adipiscing.

É aconselhável manter uma certa cautela antes de utilizar porções de texto Lorem ipsum de origens não confiáveis pois existem muitas versões deste texto em circulação que contêm segmentos propositalmente neles inseridos para causar reações de humor ou mesmo que podem causar constrangimentos a clientes.

O Mussum ipsum, lógico, é um gerador humorístico, mas legal, com conteúdo leve e divertido afinal, quem não gostava do Mussum?

Então mude seus projetos de agora em diante! Comece a usar o Mussum ipsum! 🙂

Olha só como começa um Mussum ipsum:

Mussum ipsum cacilds, vidis litro abertis. Consetis adipiscings elitis. Pra lá , depois divoltis porris, paradis. Paisis, filhis, espiritis santis. Mé faiz elementum girarzis, nisi eros vermeio, in elementis mé pra quem é amistosis quis leo.

Muito mais legal que o anterior em latim, não? HAHA 🙂

E pra você que quer usar o convencional sem correr o risco de entrar em uma versão com palavras constrangedoras da web, segue o gerador de Lorem ipsum oficial.

Abraços!



Samuel Paiva Mucin - CEO

Avalie este post!
[Total: 2    Média: 3/5]

Comente via Facebook

Nerds comentaram