{lang: 'pt-BR'}

Senado dos EUA adia votação de projeto de lei antipirataria

Uma batalha ganha pelos opositores de SOPA e PIPA! O Senado americano adiou uma votação prevista para terça-feira que vem sobre os projetos de lei antipirataria. O adiamento se deu devido às recentes medidas de protestos contra os projetos, informou o chefe da maioria democrata do Senado, Harry Reid.

“Diante dos acontecimentos recentes, foi decidido adiar a votação de terça-feira. Não há razão para que as questões legitimamente levantadas por muitos neste projeto de lei não possam ser resolvidos. Fizemos bons avanços através de debates que realizamos nos últimos dias, e sou otimista de que podemos assumir um compromisso nas próximas semanas”, disse Reid.

O apoio do Congresso americano ao PIPA, no Senado, e ao SOPA, na Câmara, foi se enfraquecendo devido aos protestos online, que apontaram os projetos de lei como um perigo para a liberdade na internet.

O republicano John Boehner, presidente da Câmara, disse na quarta-feira, 18/01, que havia uma falta de consenso neste ponto na versão da Câmara do projeto de lei, e que seria preciso continuar trabalhando na comissão.

Após diversos protestos na internet, o congressista Lamar Smith, que apresentou o projeto SOPA, decidiu suspender a legislação “até que haja um consenso maior por uma solução”.

“Eu ouvi as críticas e levo a sério as preocupações em relação à legislação que tem como objetivo acabar com o problema da pirataria on-line. Está claro que precisamos rever a maneira de como garantir que ladrões estrangeiros parem de roubar e vender invenções e produtos norte-americanos”, disse Smith.

Ladrões estrangeiros? Me poupe senhor Smith mas se existe pirataria de produtos americanos em todo o mundo é porque primeiro ela saiu de seu país de nariz empinado.

Os gigantes da internet também possuem forças, e é isso que Google, Facebook, Wikipédia e outros estão mostrando. As grandes produtoras também são fortes, mas acho que esqueceram da potência dos internautas nos dias de hoje! Com o adiamento dos votos dos projetos por tempo indeterminado, a internet mostrou ser mais forte do que ideias ditatórias.

Parabéns a todos nós que indiretamente estamos colaborando para que os projetos americanos sejam parados!

Confira tudo sobre SOPA e PIPA aqui no Plantão Nerd.com. Leia o que já foi publicado e fique por dentro!

Abraços!



Samuel Paiva Mucin - CEO

Article Global Facebook Twitter Myspace Friendfeed Technorati del.icio.us Digg Google StumbleUpon Eli Pets

Comente via Facebook

Nerds comentaram