Mascote do Scratch

Olá Nerds, como vão?

Acredito eu que, grande parte dos Nerds se inseriu nesse mundo de tecnologia e afins devido a forte influência dos games.

Quem nunca teve aquela vontade de criar seu próprio game? De ter seu game de sucesso?

E para isso convenhamos que precisamos de muito treino e de ferramentas para podermos nos iniciar no ramo.

Hoje, todos esses sonhos jovens são vistos como ferramentas no contexto escolar. Escola sempre na maioria das vezes foi aquela coisa chata e monótona. E para os educadores, o desafio de fazer com que o alunos absolvam uma quantidade significativa de conhecimento sempre foi um desafio.

Alternativas de ensino sempre foram bem vistas, inclusive aquelas que estão contextualizadas nos interesses dos alunos. Um grande educador foi Paulo Freire, que já em seus primórdios falava dessa educação construtivista, que problematiza um contexto em que os alunos estão inseridos, fazendo dele um meio de executar o ensino.

Com essa linha de pensamento muitos trabalhos já foram executados e permanecem em alta. Uma ferramenta bastante utilizada e que eu particularmente uso muito é o software SCRATCH.

O Scratch é uma nova linguagem de programação criada no Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ele possui este nome devido a uma semelhança com que os DJs fazem com a música. Eles pegam pedaços de músicas e as combinam de forma criativa e inesperada. Sua função é fazer com que seu usuário faça praticamente a mesma coisa, usando figuras, fotos, músicas, entre outros, mixando-as. Em sua última versão possui mais de 40 traduções, inclusive o português brasileiro.

O Scratch é um software gratuito, que possibilita que todos seus usuários compartilhem com todo o mundo suas criações e que também troque experiências entre si.

É um software bastante simples, onde o usuário simplesmente encaixa blocos com comandos e cria em tempo real aplicações a partir dos passos que descreve com os blocos


O Scratch é uma maneira de trazer conceitos de informática de alto-nível para seus usuários, pois os comandos presentes nos blocos são praticamente os mesmos que são utilizados em lógica de programação para que desenvolvedores possam criar um software a partir de uma linguagem de programação. Portanto, com o Scratch, o fato de criar um programa é apenas uma questão de montar blocos na tela do computador.

O que diferencia o Scratch dos compiladores é a não necessidade de se utilizar uma linguagem de programação, o que faz dele uma ferramenta para jovens, adultos e até mesmo idosos. Simples e capaz de desenvolver programas interativos e ao mesmo tempo fazer com que sua imaginação tome vida.

O Scratch é um software que pode ser usado nas escolas e ao mesmo tempo induz com que seus usuários o utilizem em casa. Ele propicia na escola, um ambiente de discussão para o planejamento de um sistema e também faz com que individualmente os usuários exercitem suas capacidades cognitivas e incentiva seus sentidos humanos.

Além do Scratch, existem diversos programas que servem para desenvolvimento de jogos.

Programa Onde encontrar
Scratch http://scratch.mit.edu
GameMaker http://www.yoyogames.com
RPGMaker http://www.rpgmaker.net
Stagecast http://www.stagecast.com

Conteúdo extraído do artigo: O ensino através do desenvolvimento de jogos computacionais: por uma educação mais dinâmica e criativa – Por TEIXEIRA, Guilherme – 2010

No portal do Scratch  http://scratch.mit.edu é possível compartilhar suas criações, já que ele é código aberto, é possível também ver criações feitas em torno de todo o mundo, visando assim a troca de ideias entre os usuários. Segue abaixo um modelo que fiz para minha apresentação de artigo que publiquei sobre o software.

Scratch Project

Vale lembrar que o Scratch é uma alternativa de ensino. Uma ferramenta para os jovens, que hoje adoram games. Que ele é um fator criado a partir dos interesses dos jovens para que estes possam ter uma forma mais prazerosa de aprender.

Mas, serve também para que qualquer NERD de plantão seja inserido no mundo de desenvolvimento de games, já que é um software de desenvolvimento em 2D e trabalha situações com palcos e afins que são utilizadas para criação de games.

Fica a dica para quem sonha em desenvolver games e para professores que dispõem de um meio capaz de usar essa necessidade para o auxiliar o ensino.

Até o próximo POST.

Abraços e boa criação de games! :)

Scratch Project

Avalie este post!
[Total: 0    Average: 0/5]

Comente via Facebook

Nerds comentaram